quinta-feira, 22 de março de 2012

Como se expressa uma mulher sábia

Ao se expressar, a mulher sábia fornece uma razão para a esperança que ela sabe que está dentro de seu íntimo, dentro de seu coração.

As palavras mais importantes que podemos pronunciar são as que explicam nossa fé a quem perguntar ou a quem estiver disposto a ouvir.

Devemos ser capazes de dar uma razão para a esperança que existe em nós. Temos de orar pedindo a Deus que nos ajude a ser ousadas e firmes para que possamos contar aos outros porque chamamos Jesus de nosso Salvador, de Pai; porque não podemos viver sem o Espírito Santo, e porque decidimos viver de acordo com os mandamentos de Deus.

Devemos ter humildade na hora de falarmos, porque se parecermos arrogantes poderá afastar as pessoas, em vez de fazê-las se achegarem até nós.

A mulher sábia sempre saberá o momento certo para poder falar, pois determinadas palavras não poderão ser pronunciadas com sucesso se a outra pessoa não estiver atenta e pronta para ouvi-las. É importante discernir isso. Você conseguirá discernir orando antes sobre o assunto.

É preciso tomar cuidado com os nossos pensamentos para que não falemos tudo o que vem à nossa mente. Você talvez tenha algo para dizer, mas as pessoas nem sempre estão prontas para ouvir. Só Deus sabe com segurança quando alguém está pronto.

A mulher sábia sempre diz a verdade. Quando não fazemos isso, estamos nos prejudicando e prejudicando os outros também. Não devemos sair por aí falando a verdade sem sabedoria, sensibilidade e discernimento, pois existem pessoas que não querem ouvir a todo o momento cada pequena parte da verdade sobre si. Algumas vezes é melhor calar e orar para que Deus nos mostre quando alguém está pronto para ouvir a verdade.

A mulher sábia não fala demais. Todo cuidado é pouco para não falar além do necessário. Não podemos falar sem pensar no que dizemos. Devemos proferir palavras graciosas, gentis. Não falar jamais palavras mesquinhas, insensíveis, duras, grosseiras, rudes, enganosas, ofensivas ou arrogantes sem colher as consequências.

Construiremos ou destruiremos vidas com nossas palavras.

Peça a Deus que lhe dê um coração puro, tão cheio do Espírito Santo, que as palavras que você disser derramem amor, verdade e cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.
Ficariamos felizes em saber o que pensou de nossa matéria. Deus o abençoe!
Obrigado e volte sempre...

Seguidores