quinta-feira, 18 de abril de 2013

Ser ou Fazer?

SER OU FAZER?
O que realmente importa?

“Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.” (Gálatas 6:15)

Nesse versículo, o Apóstolo Paulo deixa claro através da revelação recebida pelo nosso Senhor Jesus Cristo, que o que realmente importa na vida de um cristão, não é a circuncisão (cumprir a lei) ou a incircuncisão (não cumprir a lei), mas sim ser uma nova criatura (ser nascido de Deus).

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.“ (1 João 5:4)

Veja que aqueles que nasceram de Deus vencem o mundo. Ou seja, não é correto afirmar que é necessário vencer o mundo primeiro, para depois nascer de Deus.

(Vale registrar que a palavra MUNDO neste contexto significa as paixões carnais, os sentimentos maus, enfim, o pecado.)

Bem, para que fique mais claro, podemos dizer que:
Aquele que é bom (nova criatura), realiza boas obras naturalmente (por natureza). Mas, nem todos os que realizam boas obras, verdadeiramente são bons (novas criaturas).

Jesus disse em Mateus 7: 17-23:
"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.
Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?
Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.
Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
Nem todo aquele que me diz: "Senhor, Senhor", entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: "Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?"
Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!"

Veja que muitos profetizam, expulsam demônios, determinam milagres, enfim: fazem, mas não são! E estes não herdarão o Reino dos Céus.

CONCLUSÃO!

Concluímos que para os cristãos, o que realmente e primeiramente importa é: SER DE DEUS (SER BOM); e não FAZER PARA DEUS (FAZER BOAS OBRAS).

Não estamos dizendo que devemos ser faltos em caridades ou boas obras, de forma alguma!

ENTÃO O QUE FAZER?

O cristão deve buscar ter um verdadeiro encontro com Deus, para ser nova criatura (árvore boa) e consequentemente fazer o que agrada a Deus (dar bons frutos).

Nova criatura são pessoas que conheceram a palavra de Deus, descobriram o que o Senhor Jesus Cristo fez por elas, assumiram sua fé Nele, se batizaram nas águas, receberam o batismo com o Espírito Santo e hoje vivem em novidade de vida. Somente estes podem usufruir dos frutos do Espírito de Deus, que são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio. (Gálatas 5: 22-23)

Se você não vê estes frutos em seu caráter, peça a Deus (com sede em receber) o batismo com o Espírito Santo e creia que ele é fiel para cumprir Sua promessa; que é derramar Seu Espírito sobre toda a carne. (Joel 2:28)

Não se sinta indigno, a nossa justificação diante de Deus é mediante a fé, e não por cumprir obras da lei. (Gálatas 6:16)

Que Deus te abençoe e abra o seu entendimento, em nome de Jesus Cristo.

Um comentário:

  1. COMO É BOM APRENDER DAS MARAVILHAS DO SENHOR

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário.
Ficariamos felizes em saber o que pensou de nossa matéria. Deus o abençoe!
Obrigado e volte sempre...

Seguidores