quinta-feira, 9 de maio de 2013

Leve e momentânea tribulação

“Pois a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória.” (2 Coríntios 4:17)

Todos que habitam neste mundo estão passíveis de passarem por algumas circunstâncias difíceis na vida. Seja uma momentânea falta de emprego, alguma manifestação negativa na carne (doença), uma batalha desgastante na Justiça, etc.

É importante, no entanto, abrirmos um parêntese para deixarmos clara uma coisa: ao contrário do que grande parte do sistema religioso crê e prega, o cristão não precisa viver “em lutas” durante toda sua trajetória. Muitos chegam ao absurdo de afirmar que “o crente que não está em lutas e dificuldades tem alguma coisa errada em sua vida”. Este tipo de pensamento pouco desenvolvido vem, provavelmente, de uma análise muito superficial das histórias bíblicas. E uma delas é a história de Jó.

Muitos leem sua narrativa e pensam que a vida de Jó se resumiu àquele período de dificuldades; quando, na verdade, na grande maioria do tempo, aquele homem viveu uma vida esplendorosa, de maneira próspera e plena. O que ele passou, neste caso, foi um período muito difícil e não uma vida inteira de sofrimentos.

O cristão não tem que viver uma vida inteira de dificuldades; porém, é importante sabermos que podem ocorrer tribulações momentâneas na vida. O próprio apóstolo Paulo passou por diversas circunstâncias bastante complicadas. Algumas delas podem ser conhecidas através de seus relatos (confira 2 Coríntios 11:17-28). Mesmo assim, com todas as circunstâncias que passou em seu ministério, Paulo chamou as suas lutas de uma “leve e momentânea tribulação” (2 Coríntios 4:17).

Poderíamos até concluir que Paulo estava sendo irônico ao se referir às suas tribulações com sendo “leves”, mas não é este o caso. O fato é que Paulo tinha algo muito importante: a Fé ativada! A Fé do apóstolo dos gentios não o permitia ver aquelas situações como “bichos de sete cabeças”, mas como coisas passageiras e que até, de certa forma, cooperavam positivamente para a sua vida (Romanos 8:28).

Deus abençoe!

Fonte: ministeriogracasobregraca.com

Um comentário:

Deixe o seu comentário.
Ficariamos felizes em saber o que pensou de nossa matéria. Deus o abençoe!
Obrigado e volte sempre...

Seguidores